“Terraformação” de Marte? Nasa pretende enviar plantas terrestres para o Planeta vermelho.

etapas-terraformacao-marte

Terraformação é o processo de transformar um ambiente hostil para um adequado para a vida humana. Sendo que Marte é o maior e melhor candidato para terraformação.  O tema, que era assunto apenas  da ficção científica, agora está se tornando uma área de pesquisa viável. O famoso astrônomo e vencedor do prêmio Pulitzer , Carl Sagan, disse que há uma enorme promessa na busca de vida antiga em Marte. Se a vida uma vez foi sustentável em Marte, é de extrema importância saber o que fez Marte evoluir para o planeta frio e sem vida que é hoje. Com este conhecimento, podemos transformar Marte, invertendo o processo.

Segundo a notícia da NASA, os pesquisadores propuseram colocar uma experiência para observar o crescimento de plantas na próxima missão, que está programada para lançamento em meados de 2020, chegando no planeta vermelho no início de 2021. o Estudo, conhecido como o Experimento Marte Plant (MPX), poderia ajudar a estabelecer as bases para a colonização de Marte , dizem seus criadores.

“A fim de criar a longo prazo, uma base sustentável em Marte, seria interessante estabelecer uma colônia em que as plantas podem, pelo menos, crescer.”, afirma o pesquisador MPX e vice-diretor Heather Smith, do Centro de Pesquisa Ames da NASA em Mountain View, Califórnia , disse ele no dia 24 de abril na 2ª conferência “Marte para seres humanos” em Washington, DC “Este seria o primeiro passo para isso … nós só enviaríamos as sementes para lá e veríamos elas crescerem.”

fdfdfd

Os cientistas da NASA acreditam que é tecnologicamente possível, no momento presente criar consideráveis ​​mudanças climáticas globais, permitindo que os seres humanos passem a viver em Marte. Mas isso não vai ser uma tarefa fácil. O aumento da temperatura e pressão atmosférica da superfície por si só poderia ser alcançado em poucas décadas.  Esta pesquisa tem fortes implicações ambientais para a Terra. O que os pesquisadores estão tentando fazer envolve o aquecimento global, uma espécie de efeito estufa no planeta frio Marte. Os cientistas podem ser capazes de testar suas hipóteses sobre o aquecimento global em suas tentativas de elevar a temperatura da superfície de Marte. Da mesma forma, uma vez que as teorias, eles podem ser aplicados para o nosso próprio planeta, na tentativa de reverter o dano ambiental causado pela poluição e desmatamento.

Outros especialistas descordam:

Marte teria que ter mais massa – foi a falta de massa que tornou a sua atmosfera rarefeita ( o Planeta não  conseguiu “segurar” a atmosfera que acabou vazando para o espaço ). De que serviria criar uma atmosfera mais densa em Marte, se ele voltaria a perdê-la? Como se colocaria massa em Marte?
Marte teria que ter um campo magnético como o terrestre. Como o conseguir produzir um?
Por mais dióxido de carbono que tiremos de Marte e por mais oxigênio e azoto/nitrogênio que coloquemos em Marte, precisaríamos não só desses, mas de todos os outros gases existentes na atmosfera terrestre. Mais difícil que isso: precisaríamos das mesmas proporções de gases atmosféricos. Mais uma vez, parece-me inviável…
Posteriormente, Marte precisaria de ter uma temperatura e uma pressão semelhantes à Terra, de modo a conseguir ter água à superfície.
Por fim, precisaríamos de colocar em Marte, vida tal como a conhecemos na Terra. Não poderia ser “vida esporádica”, mas sim um ecossistema inteiro. O que acha disso tudo?

Fonte:http://climatologiageografica.com.br/terraformacao-de-marte-nasa-pretende-enviar-plantas-terrestres-para-o-planeta-vermelho/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s